"SEMPRE IMAGINEI QUE O PARAÍSO FOSSE UMA ESPÉCIE DE LIVRARIA".
(Jorge Luís Borges)

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

MR. X - Peter Straub

O tema proposto para o mês de agosto, para o DL/2012: terror.


Como não gosto do gênero, tinha decidido ler um dos títulos do Stephen King, tão elogiado por todos os que amam histórias de terror. Quis o destino que alguns meses atrás eu esbarrasse com uma promoção na livraria Nobel, onde encontrei MR .X por R$ 9,90. Não tive dúvida, a ocasião fez o ladrão, e meu livro de agosto já havia me escolhido.

Surpreendentemente, a história me consumiu do início ao fim. Mr. X, de Peter Straub, é sim o tipo de livro que eu gosto. Uma mistura de sobrenatural, suspense, humor negro e crimes. Será um caso de vidas passadas, viagem no tempo ou sósias? Essa é questão que intriga em toda a história.

A narrativa de Straub, que eu não conhecia, é ágil e empolgante. Você nunca sabe o que esperar no próximo capítulo. Gostei muito e nem achei assim tão aterrorizante. Confesso até que em alguns pontos, a história deixou a desejar. Mas... valeu a pena e minha nota é 4.

O livro narra a vida de Ned Dunstan, que, aos 25 anos, passa por uma terrível experiência a cada aniversário: ano após ano, desde muito pequeno, o dia de seu aniversário é marcado por uma angustiante paralisia, que faz o seu cérebro ou seu espírito, testemunhar cenas de um crime bárbaro cometido por um homem de preto, a quem Ned chama de Mr. X. 

Com a intuição de que sua mãe estava prestes a morrer, Ned retorna a sua cidadezinha natal e, no leito de morte da mãe, lhe é revelado um dos segredos que sempre rondou a sua vida e pode levá-lo a acabar, de uma vez por todas, com as terríveis visões que lhe atormentam.

Confira, MR. X, de Peter Straub.
MR. X
Peter Straub
Bertrand Brasil
2008 - 616 pags.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...