"SEMPRE IMAGINEI QUE O PARAÍSO FOSSE UMA ESPÉCIE DE LIVRARIA".
(Jorge Luís Borges)

domingo, 18 de novembro de 2012

Livros sobre Umbanda

Assim como os livros espíritas, também não deixo de lado os livros sobre minha religião. Gosto de absorver conhecimento, comparar correntes doutrinárias e, sobretudo, compreender os seus rituais e  mistérios para ensinar às outras pessoas que a Umbanda nada mais é do que a própria simplicidade, humildade, caridade, fé e sabedoria, sem mistérios.

Coleção TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE UMBANDA 
Janaina Azevedo Corral
Editora Universo dos Livros
Volume 1 - 2008 - 144 páginas
Volume 2 - 2009 - 128 páginas
Volume 3 - 2009 - 128 páginas

Sinopse:
O principal objetivo deste livro é o de trazer, tanto ao público leigo quanto ao praticante que está se iniciando na Umbanda, conhecimentos gerais sobre a Religião. O livro foi produzido a partir de uma longa pesquisa científica que conglomerou os mais diversos conhecimentos e ensinamentos da Umbanda. Numa proposição ambiciosa, o livro tenta ser o mais abrangente possível e procura apresentar informações concisas e de bastante profundidade sobre a ritualística, a formação e a prática religiosa. Ele é parte de uma coleção editada em 3 Volumes. Neste primeiro volume, apresentam-se Histórias, Tradições e Rituais de Umbanda; Um apanhado geral da religião em honra de seus 100 anos de fundação; formas de culto, pontos (riscados e cantados) oferendas e outras informações essenciais sobre os orixás que são cultuados na Umbanda, tais quais Exu, Ogum, Oxóssi, Ossaim, Nanã Buruku, Omolu, Xangô, Iansã, Oxum, Ibejis, Iemanjá e Oxalá. Além de tudo isso, o livro ainda explica como é a arquitetura e o funcionamento de uma casa de Umbanda, fala da Hierarquia física e espiritual que orienta o templo; explica o que são Divisões, Linhas e Falanges. Na segunda parte do livro, o leitor encontra 3 capítulos especiais, sobre as entidades de origem africana na Umbanda - Pretos-Velhos, Exus e Pombagiras, Erês ou Crianças (Ibejada). Há também uma parte especial com artigos, em que são abordadas questões controversas como o uso de bebidas, tabaco, do sacrifício de animais, entre outros.



O LIVRO DA ESQUERDA NA UMBANDA - Saiba tudo sobre Exus, Pombagiras, Malandros, Ciganos
Janaina Azevedo Corral
Editora Universo dos Livros - 2010
128 páginas

Sinopse: A Esquerda da Umbanda de um jeito que você nunca viu... A Umbanda é uma das religiões que, com a crescente onda de valorização da cultura nacional e afro, tem ganhado muitos adeptos e, em geral, quem toma contato com ela se impressiona e acaba tendo um receio maior dos trabalhos de esquerda. É inegável que eles chama mais a atenção devida as cores preta e vermelha usadas, e ao tipo de entidade que se comunica. Porém, passando a estranheza e algum medo inicial, a maioria dos participantes começa a simpatizar mais com os trabalhos de esquerda do que com os de direita. Isso se dá basicamente devido a proximidade de entidades como Exus, Pombagiras, Ciganos, Malandros, Baianos, entre outros, que ajudam os participantes na resolução de problemas do dia a dia, relacionados a matéria, como a busca por uma carreira profissional melhor, resolução de conflitos amorosos, problemas de fertilidade, etc. Em pouco tempo, é muito difícil não se apaixonar pelo jeito simples destas entidades, os ensinamentos que trazem sobre a manipulação de elementos da natureza, os sábios conselhos dados, os pontos cantados e os rituais que apresentam. Este livro tem o objetivo de tirar o véu de Isis de sobre estas entidades, seus nomes, símbolos, pontos e características. Por meio dele, você entenderá quais são as sete linhas da esquerda da Umbanda e como elas se compõem. Saiba ainda sobre a estrutura e as esferas do plano espiritual.

RITUAIS UMBANDISTAS - Oferendas, firmezas e assentamentos
Rubens Saraceni
Editora Madras - 2007
128 páginas
Sinopse: Rubens Saraceni discorre a respeito de oferendas, firmezas e assentamentos realizados na Umbanda. Assentamento é o local onde são colocados alguns elementos com poderes magísticos, com a finalidade de criar um ponto de proteção, defesa, descarrego e irradiação. Pode ser destinado a uma só força ou poder, ou a várias. A entidade assentada, seja Orixá ou guia espiritual, utiliza esses elementos ativando-os segundo as necessidades do terreiro, do trabalho espiritual ou dos médiuns.


MANUAL DOUTRINÁRIO, RITUALÍSTICO E COMPORTAMENTAL UMBANDISTA
Lurdes de Campos Vieira /  Rubens Saraceni
Editora Madras - 2009
352 páginas
Sinopse: Neste guia, o umbandista encontrará dicas e instruções de como preparar os templos e o ambiente para os trabalhos, organizar grupos de trabalho e eventos, fazer a preparação comportamental da corrente mediúnica, do sacerdote, dos médiuns, dos ogãs, dos cambones e dos auxiliares. Até mesmo aqueles que nunca adentraram em um templo de umbanda, mas pretendem fazê-lo, aqui encontrarão dicas de como se portar em um espaço sagrado como esse. Os autores dedicaram-se também à preparação de instruções gerais, aliando a prática do culto à doutrina umbandista, apresentando o culto dedicado a cada um dos orixás, além de rituais, consagrações e cultos consagratórios diversos, bem como orientações para motivação religiosa dos frequentadores. Os leitores ainda terão à disposição o procedimento das cerimônias de batismo, casamento e funeral. Esta é uma obra que reúne várias práticas e torna mais fácil o trabalho dos dirigentes e médiuns umbandistas.



3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e continue sempre ativa para proporcionar aos iniciantes a verdadeira e honesta prática da nossa religião. E aos praticantes, para sentir que a Umbanda não é uma religião de poucos, mas sim um universo ainda não dimensionado devidamente.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro RITUAIS UMBANDISTAS - Oferendas, firmezas e assentamentos do Rubens Saraceni é uma fraude, não ensina nada sobre assentamento. Apenas serve para chamar atenção quanto ao tema apenas comenta sobre como proceder sobre o otá, é ilusão comprar pensando que vai encontrar algo sobre assentamento, enganação pura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fato que o livro não nos traz nenhum ensinamento mais profundo sobre o tema, mas não acho que seja uma fraude. Particularmente, não gosto muito dos livros do Rubens Saraceni, mas não deixo de lê-los por isso. Uma informação ou outra, sempre absorvemos. Basta saber separar o joio do trigo. Por outro lado, é bom lembrar que a Umbanda tem seus "mistérios", seus fundamentos, e há coisas que não podem ser passadas para qualquer pessoa, sendo necessário tempo de aprendizado e certa experiência. Assim como esse, também há livros técnicos e científicos, no meu caso, na área de direito, que também não conseguem dizer a que vieram. Servem para nos orientar ao menos sobre o que não fazer. Paz e luz!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...