"SEMPRE IMAGINEI QUE O PARAÍSO FOSSE UMA ESPÉCIE DE LIVRARIA".
(Jorge Luís Borges)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mitford - Jan Karon

Em  mais uma ciranda maluca que acontece no Grupo Divas dos Entas, do qual participo no Skoob, acabei tendo a sorte de ser presenteada com o empréstimo, pela Diva Marta Pinto, lá da Bahia, do livro Mitford, o qual realmente não conhecia.

Bem diferente do gênero literário que costumo ler, afinal, não teve qualquer assassinato, a não ser de perus e outras aves, no dia de Ação de Graças e no Natal, posso dizer que foi uma leitura encantadora. Para a Marta, que estava preocupadíssima que o livro fosse parar na minha lista de livros decepcionantes, digo que pode respirar aliviada e continuar a propaganda.

MITFORD
Jan Karon
Leganto Editora
2003
Sinopse:
Em Mitford é fácil sentir-se em casa. Nestas colinas altas e verdejantes, o ar é puro, o vilarejo é charmoso e as pessoas, encantadoras. Inesperadamente, o Reverendo Tim, um reitor solteiro e querido na cidade, vê sua vida se transformar num piscar de olhos. É perseguido por um cão, do tamanho de um sofá, que aparece e não vai mais embora. Conhece uma vizinha atraente, que abre um caminho até o seu coração. Torna-se responsável por um garoto rebelde, mas adorável. Surpreende-se com um ladrão de jóias. Descobre um segredo com mais de sessenta anos. Em pouco tempo, o Reverendo tem, em suas mãos, muito mais do que pedira. E, para os leitores, sobra uma saborosa comédia provinciana repleta de mistérios e milagres. (Página do livro no Skoob).

Durante a leitura, na metade do livro, mencionei que já estava me sentindo em casa, em Mitford, como se as personagens fossem meus vizinhos de longa data. Realmente a leitura, bastante aprazível, me transportou para a pequena cidade de Mitford, e fez com que eu me sentisse em férias. Confesso que tive vontade de ficar por lá e ter longas conversas com o Reverendo Thimothy. Barnabas reavivou minhas lembranças e senti saudade de minha antiga e sempre fiel companheira "Preta", que infelizmente, retornou ao espaço na minha frente, pra ficar de guarda no cantinho que Deus irá me preparar do outro lado da vida. Reverendo Tim também me lembrou que preciso estar sempre alerta com meu controle glicêmico. Depois da leitura estou pensando seriamente em começar a me exercitar de verdade. Durante todo o tempo, desde que ele descobriu o diabetes e enquanto tentava driblar a dita cuja, eu me vi, aqui do outro lado, tendo as mesmas atitudes. Até roubar generosos pedaços de bolo quando ninguém está olhando. Que coisa feia. Mas antes que as coisas se tornem mais difíceis para mim, me prometo passar a cuidar mais da saúde, pq não quero, de modo algum, ter as mesmas complicações e começar a usar insulina. Voltando a Mitford, de onde ainda não consegui sair, não deixem de passar por lá e olhá-la mais de perto. Venham conhecer o Grill, o O Lugar, conhecer a Srta. Sadie e suas maçãs. Ah! e não percam o Festival das Rosas, pois a prefeita Esther Cunningham jamais lhes perdoaria a desfeita. 

E mais uma coisa: ainda que a história gire em torno de um pastor da igreja anglicana ou episcopal, e que, logicamente, fale, não de religião, mas da fé que vive e revive em nossos corações, não tem qualquer pretensão de pregar esse ou aquele credo. 

A autora, a americana, Jan Karon, nascida Janice Meredith Wilson, em Lenoir, na Carolina do Norte, após aposentar-se como publicitária, tornou-se uma das mais aclamadas escritoras americanas, escrevendo histórias leves e encantadoras, inclusive sendo premiada pela série Mitford.

Esqueci de dizer que Mitford é uma série de 9 volumes, mas apenas 6 deles foram publicados no Brasil:

1. Mitford
2. Uma luz na janela
3. Estas colinas altas e verdejantes
4. A caminho de Canaã
5. Uma nova canção
6. A commom life: the wedding story (ainda não publicado no Brasil)
7. No coração da montanha
8. A vigília do pastor
9. Light from heaven (ainda não publicado no Brasil)




"Tudo posso naquele que me fortalece". - Filipenses 4:13

9 comentários:

  1. Amo a coleção Mitford, também me surpreendi, rs...li a uns 3 anos, pena que só consegui ler até o quarto, peguei na Biblioteca do meu bairro, mas pretendo ler os outros, é maravilhoso!Soube que iria virar filme ou seriado, mas nunca mais escutei nada sobre isso.Bom compartilhar com vcs!

    ResponderExcluir
  2. Tenho o primeiro volume a anos, alguém que não dedicou o livro me deu de presente, e só a uma semana mais ou menos eu o "achei". Devo confessar que foi uma grata surpresa como pra você. Me lava a alma estar nessa cidadezinha que parece ser vizinha a minha. Beijos e Boas leituras sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, eu tb. gostei muito do livro. Agora quero ver se consigo ler os outros volumes, prá matar um pouco a saudade de Mitford.

      Excluir
  3. Tô no Estante virtual justamente procurando essa coleção, sereia!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por Mitford, já li a série toda 2 vezes. Sinto saudades dos personagens como se os conhecesse. Às vezes vejo Louellas, Rose Watson, Dooley Barlow... pela rua. Lamento muitíssimo näo termos 2 livros da série em portugues.

    ResponderExcluir
  5. eu ja li os dois primeiros llivros, gostaria de ler Estas colinas altas e verdejantes, vc possui ele na sua biblioteca online?

    ResponderExcluir
  6. Preciso urgente desses livros. Não consigo encontrar a caminho de Canaã para completar os que consegui. Por favor me ajudem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian comprei os meus na estante virtual, inclusive A Caminho de Canaa. Como eles não são mais editados, só nos sebos. Tdoso so que comprei estão em otimo estado. Vieram rapido, fou uma compra segura. Super recomendo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...