"SEMPRE IMAGINEI QUE O PARAÍSO FOSSE UMA ESPÉCIE DE LIVRARIA".
(Jorge Luís Borges)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Retrospectiva literária 2011


Juntamente com outros blogueiros, aderi a idéia da Angélica Roz, do Pensamento Tangencial, e vou postar minha retrospectiva literária 2011.

A idéia é que cada blogueiro inscrito, faça uma postagem com suas impressões sobre os livros que leu no decorrer do ano.  Então, lá vou eu tentar resumir minha viagem literária de 2011. 

Com vocês, a RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2011 DA BIBLIOTECA DA JO:

No decorrer do ano, com exceção de 2 releituras, li 56 livros: menos do que eu gostaria, mas muito mais do que imaginei fosse conseguir, afinal, a falta de tempo é sempre um tormento para quem ama uma boa leitura. Ainda assim, a média foi de 04 livros por mês, havendo meses em que nada li e outros em que li mais de 5.  Minha meta para 2012 é ler ao menos 60 livros, 5 por mês. Meus preferidos, claro, policiais e suspenses

Não li nada infanto-juvenil, mas dois livros para jovens me chamaram a atenção: 
"Estigmas da Luz", vol. 1 da série Luz  e Escuridão, de Liana Cupini. Gostei e acho que vale a pena esperar pelo segundo volume; e,  "João e Maria", escrito a quatro mãos, por Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara, que aliás, achei daria um bom roteiro para o cinema.

A aventura que me tirou o fôlego:  "Sangue e gelo" - Robert Masello, embora esperasse mais.

O terror que me deixou sem dormir: as minhas contas para pagar, só elas me aterrorizam a esse ponto. De mais a mais, não gosto de livros ou filmes de terror.
O suspense mais eletrizante: "Gritos do Passado" - Camila Lackberg e "Cilada", do Harlan Coben .
O romance que me fez suspirar:  "Da próxima vez" - Marc Levy
A saga que me conquistou: "Ecos da morte" - Kimberly Derting.  Ansiosa pelos próximos volumes.
O clássico que me marcou: "O morro dos ventos uivantes", de Emily Brontë, que li pela terceira vez. 
O livro que me fez refletir: "O próximo passo" - Marcelo César, psicografado pelo espírito Marco Aurélio.
O livro que me fez rir:  "Maldito Karma" -  David Safier
O livro que me fez chorar:  "O diário de Suzana para Nicolas" - James Patterson
O melhor livro de fantasia:  "Crescendo" - Série Hush Hush - Becca Fitzpatrick
O livro que me decepcionou: "Memento Mori" - Muriel Spark e "Marsha Mellow e Eu" - Maria Beuamont - não gostei de nenhum dos dois.
O livro que me surpreendeu: "Um bom tricô" - Debbie Macomber - tornou-se um dos meus preferidos.
A frase que não saiu da minha cabeça: "Nós é muito melhor do que eu." - O Diário de Suzana para Nicolas.
O(a) personagem do ano:  a polonesa Irena, de Apátrida.
O casal perfeito: Matt e Suzana de O diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson
O(a) autor(a) revelação:  Ana Paula Bergamasco
O melhor livro nacional: Apátrida
O melhor livro que li em 2011:  Apátrida

A lista completa em ordem cronológica de leitura
  1. Terra de Sombras (Série Imortais) - Alysson Noël  / Ed. Intrínseca
  2. Sangue e Gelo - Robert Masello / Ed. Suma de Letras
  3. Cilada - Harlan Coben / Ed. Sextante
  4. O encantador de cães - Cesar Millan / Ed. Verus
  5. Maigret se diverte - Georges Simenon / L&PM
  6. Um bom tricô - Debbie Macomber / Harlequin Books
  7. Desaparecido para sempre - Harlan Coben / Ed. Sextante
  8. Um crime adormecido - Agatha Christie / Nova Fronteira
  9. As dores da alma - Francisco do Espírito Santo Neto, espírito Hammed  / Ed. Boa Nova
  10. Estudando a mediunidade - Martins Peralva / FEB - Fed. Esp. Brasileira
  11. Gritos do passado - Camila Lackberg / Ed. Planeta
  12. Maldito Karma - David Safier / Ed. Planeta
  13. Uma esposa confiável Robert Goolrick  /  Ed. Alfaguara Brasil 
  14. Crescendo - Becca Fitzpatrick / Ed. Intrínseca
  15. Acima de qualquer suspeita - Scott Turrow / Ed. Record
  16. Apátrida - Ana Paula Bergamasco / Ed. Todas as Falas
  17. Encontro com a morte - Agatha Christie / Ed. Nova Fronteira
  18. O cavalo amarelo - Agatha Christie / Ed. Record
  19. Sócios no crime - Agatha Christie / Ed. Record
  20. Sem regras para amar - Eliana Machado Coelho, espírito Schelida / Ed. Lúmen
  21. Meu filho voltou - Anna Louzada / Ed. Petit
  22. Quando ela se foi - Harlan Coben / Ed. Arqueiro
  23. O Pai-Nosso e os chakras - Celina Fioravante - Ed. Pensamento
  24. Eu sei o que você está pensando - John Verdon / Ed. Arqueiro
  25. O abridor de latas - Wilson Frungilo Jr. / Ed. IDE
  26. Enquanto minha querida dorme - Mary Higgins Clark / Círculo do Livro
  27. O próximo passo - Marcelo Cézar, espírito Marco Aurélio / Ed. Vida e Consciência
  28. Estigmas da Luz (Série Luz e Escuridão) - Liana Cupini / Ed. Above
  29. A vida sabe o que faz - Zíbia Gasparetto, espírito Lucius / Ed. Vida e Consciência
  30. O clube do biscoito - Ann Pearlman / Ed. Bertrand Brasil
  31. Marsha Mellow e eu - Maria Beaumont / Ed. Bertrand Brasil
  32. Da próxima vez - Marc Levy / Ed. Bertrand Brasil
  33. Os astronautas do além - Chico Xavier, espíritos diversos / Ed. Geem
  34. Alta tensão - Harlan Coben / Ed. Arqueiro
  35. A volta - Andrea e Bruce Leininger / Ed. Record 
  36. Homeopatia e espiritismo - Lauro F. Thiago / FEB
  37. Sabedoria de preto velho - Robson Pinheiro / Ed. Casa dos Espíritos
  38. Uma prisão sem grades - Minette Walters / Ed. Siciliano
  39. Iniciação à Umbanda - Wagner Veneziani Costa, Diamantino Fernandes Trindade, Ronaldo Antonio Linares / Ed. Madras 
  40. 4 de Julho - James Patterson / Ed. Arqueiro
  41. A estrada da noite - Joe Hill / Ed. Sextante
  42. O dia da caça - James Patterson / Ed. Arqueiro
  43. Ecos da morte - Kimberly Derting / Ed. Intrínseca
  44. O diário de Suzana para Nicolas - James Patterson / Ed. Arqueiro
  45. Quebra de confiança - Harlan Coben / Ed. Arqueiro
  46. Não conte a ninguém - Harlan Coben / Ed. Arx
  47. Uma estranha simetria - Audrey Niffenegger  / Ed.  Suma de Letras
  48. Sensitivos - Raquel Koury / Ed. Pensamento Cultrix
  49. Amor fora de hora - Katarina Mazetti / Ed. Lua de Papel
  50. Memento mori - Muriel Spark / Ed. Companhia das Letras
  51. Um presente de natal - Mary Higgins Clark / Ed. Record
  52. Onde estão as crianças? - Mary Higgins Clark / Ed. Bestbolso
  53. Um grito na noite - Mary Higgins Clark / Ed. Bestbolso
  54. João e Maria - Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara / Ed. Autores
  55. A escultora - Minette Walters / Ed. Siciliano
  56. Eu, Alex Cross - James Patterson / Ed. Arqueiro
Releituras:
O morro dos ventos uivantes - Emily Brontë / Ed. Abril
O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde / Ed. Martin Claret


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...