"SEMPRE IMAGINEI QUE O PARAÍSO FOSSE UMA ESPÉCIE DE LIVRARIA".
(Jorge Luís Borges)

sábado, 23 de julho de 2011

Eu sei o que você está pensando - John Verdon

John Verdon
Editora Arqueiro
352 páginas


Iniciei ontem a leitura. O conteúdo das primeiras páginas  me autoriza a dizer que a história promete e se tornará um dos meus favoritos. Em seu primeiro romance, John Verdon parece dizer que veio para ficar.  Eu sei o que você está pensando, cujo título original é Think of a number, é o primeiro volume das aventuras do detetive aposentado do departamento de polícia de Nova York, especialista em desvendar homicídios, David Gurney.

Lançado recentemente nos EUA e em outros 24 países, inclusive no Brasil, o livro já está na lista dos mais vendidos da Amazon.com. O segundo volume, Shut your eyes tight, tem previsão de lançamento para agosto/2011, ao menos no exterior.

Sinopse: Eu sei o que você está pensando propõe um enigma que parece insolúvel. Um homem recebe pelo correio uma carta provocadora que termina da seguinte forma: “Se alguém lhe dissesse para pensar em um número, sei em que número você pensaria. Não acredita? Vou provar. Pense em qualquer número de um a mil. Agora veja como conheço seus segredos.”
O destinatário, Mark Mellery, pensa no número 658 e, ao abrir um envelope que acompanha a mensagem, descobre que o autor da carta previu corretamente o número que ele acabara de escolher de modo aleatório. Como isso seria possível?
Desesperado com os bilhetes ameaçadores que se seguem à carta, Mark, um guru da autoajuda, procura um velho colega de faculdade, o brilhante detetive David Gurney, recentemente aposentado do Departamento de Polícia de Nova York.
Aos 47 anos, 25 deles dedicados a desvendar terríveis casos de homicídio, David acaba de se mudar com a esposa, Madeleine, para uma fazenda no interior do estado e tenta se adaptar a um novo estilo de vida. Mas sua mente, extremamente lógica, é fisgada pelo quebra-cabeça apresentado por Mark.
O “superdetetive”, apelido que ganhou da imprensa no auge da carreira, percebe que encontrou um vilão à sua altura quando as estranhas ameaças terminam em morte. Tudo leva a crer que o assassino, além de ser clarividente, cometeu um crime impossível, deixando pistas sem sentido e desaparecendo no meio do nada.
Consumido pelo desafio de encontrar uma resposta lógica para o caso, David aceita trabalhar como consultor na investigação, colocando em risco seu já debilitado casamento e até mesmo sua vida.
“De forma magistral,Verdon mantém seu protagonista sempre um passo à frente do leitor. E cria o tipo de mistério que faria Sherlock Holmes perder o sono.” - The New York Times


Sobre o autor: John Verdon ocupou vários cargos executivos em agências publicitárias de Manhattan, mas, como seu protagonista, transferiu-se com a esposa para a região rural no norte do estado de Nova York.

Sinopse do segundo volume:
Shut your eyes tight Uma jovem noiva foi morta no meio da sua recepção de casamento. O principal suspeito - seu novo marido, um jardineiro mexicano - está faltando. A arma do crime é provavelmente um facão usado para decapitar a noiva. A polícia não tem pistas. É como se o assassino tivesse desaparecido no ar.


Tô esperando pelo segundo, terceiro, quarto, etc. etc. 


Em tempo: como suspeitava, Eu sei o que você está pensando me pegou. Não consegui parar a leitura enquanto não cheguei a última página. David Gurney me surpreendeu e tornou-se um dos meus detetives favoritos. O livro também. Como antecipei: quero o segundo, terceiro, etc. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...