"SEMPRE IMAGINEI QUE O PARAÍSO FOSSE UMA ESPÉCIE DE LIVRARIA".
(Jorge Luís Borges)

domingo, 2 de janeiro de 2011

A CRISALIDA - Heather Terrell

Descobri esse livro por acaso, participando do Livro Beija-Flor, do grupo Divas, do Skoob. Fui a primeira a recebê-lo, por empréstimo, da Diva San. Não o conhecia e me surpreendi com a narrativa e a história. 
A Crisálida
Heather Terrell
Editora Suma de Letras
Da escritora americana, Heather Terrell, A Crisálida, embora obra de ficção, foi baseada em casos judiciais que a autora pode estudar ao longo de sua carreira como advogada, por mais de 10 anos, sobre propriedade de obras de arte  que desapareceram durante o III Reich. 

A trama gira em torno de um quadro, A Crisálida, do fictício pintor holandês, Johannes Miereveld, que no século XVII, através de uma metáfora religiosa, pintou sua amada Amália, como a Virgem Maria. Séculos depois, e após anos sob a propriedade da família de Erich Baum, na Holanda, o quadro passou pelas mãos dos nazistas até ser disputado, nos dias de hoje, por Hilda Baum, herdeira de Erich, que  tenta provar que o quadro pertence a sua família e impedir a conceituada casa de leilão de Nova York, a Beazley's, de negociar a obra por milhões de dólares. Contratada para defender os interesses do leiloeiro, Mara Coyne, advogada da firma Severin, Oliver e Means, vê, no caso, sua grande chance de se tornar sócia do escritório. Contudo, após mergulhar na história do quadro e conhecer o sofrimento da família de Hilda Baum, ela se vê diante do dilema: que lado escolher? Quem estará certo? 

A Crisálida (The Chrysalis) foi o primeiro "romance/suspense histórico" de Heather Terrell, que depois escreveu The Map Thief e Brigid of Kildare, nenhum deles lançado no Brasil. Mais recentemente, seguindo a onda dos romances sobrenaturais e fantásticos, escreveu a série Fallen Angel, até agora com dois volumes, que fala do romance entre os adolescentes Ellie e Miguel, misturando anjos caídos e vampiros, que tentam salvar o mundo.

Acredito que em breve The Map Thief seja lançado no Brasil, uma vez que já o foi em Portugal, em abril/2010, com o título "O Mapa Desaparecido".

Sinopses:
A Crisálida
"A Crisálida" é o nome de um quadro encomendado à Johannes Miereveld, na Holanda do século XVII, pelo homem mais poderoso do vilarejo onde o pintor vive e trabalha. O pedido feito ao artista foi o de um sóbrio e convencional retrato de família - ele não desconfia que, nos detalhes, o quadro revela a história de um amor proibido.
Três séculos depois, quando o horror nazista se alastra pela Europa, "A Crisálida" pertence a Erich Baum e sua esposa Cornelia. Alvos da máquina de pilhagem de obras de arte do III Reich, e marcados pelas origens judaicas de Erich, eles acabam mortos num campo de concentração.
No presente, em Nova York, Mara Coyne, uma advogada de sucesso, se vê às voltas com o caso que poderá significar sua promoção à condição de sócia da conceituada firma Severin, Oliver & Means. Uma velha senhora tenta impedir que a casa de leilões Beazley's, cliente do escritório, negocie "A Crisálida" por milhões de dólares. Seu nome: Hilda Baum, filha de Erich e Cornelia. Competente e preparada, Mara sabe que o processo pode ser ganho. Mas será que deveria? Ela estaria do lado certo?
O dilema de Mara Coyne entre a ética profissional e a compaixão pelo sofrimento humano; os meandros do trágico destino de Erich e Cornelia Baum; e o segredo por trás do real significado da pintura de Johannes Miereveld são os fios condutores de "A Crisálida", primeiro livro da advogada Heather Terrell, que se inspirou em histórias que viveu e testemunhou para elaborá-lo.


The map of thief (O mapa desaparecido)
Quem descobriu afinal, o caminho marítimo para a Índia? Terão sido os chineses e não os portugueses os primeiros a lá chegar? Tecendo factos surpreendentes e fascinantes pormenores históricos numa narrativa intensa e repleta de suspense, O Mapa Desaparecido é uma incrível viagem ao mundo sombrio do furto de obras de arte e dos ladrões e traficantes que nele se movem. De Hong Kong à Itália rural, de Lisboa a lugares remotos da China comunista e, literalmente, pelo mundo fora nos navios de exploradores do século xv, Heather Terrell leva o leitor numa aventura de proporções épicas à volta do globo.


Brigid of Kildare (Brigida de Kildare)
Brígida é a primeira e única sacerdotisa irlandesa, que atrai inúmeros fiéis a abadia de Kildare. Considerada uma ameaça, a Igreja envia, em uma missão secreta, o sacerdote Décio para recolher provas da heresia de Brigida. O registro das práticas pouco ortodoxas de Brigida, deixa-o intrigado e faz aumentar seu interesse por ela. Quando ela lhe atribui a tarefa de escrever um dos mais importantes e sagrados manuscritos de todos os tempos, ele passa a enfrentar a decisão mais difícil de sua vida. Muitos séculos depois, um avaliador de relíquias medievais é chamado a Kildare para examinar a caixa de relíquias que se supõe pertencer a Santa Brígida e encontra, entre essas relíquias, um manuscrito cujo conteúdo pode reescrever as origens do cristianismo.



Fallen Angel - vol. 1
Ellie nunca foi particularmente boa com os rapazes, nem ninguém que não seja sua melhor amiga e companheira pária, Ruth. Então ela conheceu Michael.
Michael é bonito, charmoso,doce. E totalmente na de Ellie. Não é à toa que ela é imediatamente atraída para ele.  Mas Michael tem um segredo e ele sabe que Ellie também esconde alguma coisa.Eles descobriram que ambos têm poderes além de sua imaginação.Poderes que são de outro mundo.
Ellie e Michael estão determinados a descobrir o que são, e como ficaram desse jeito. . . juntos. Mas a verdade tem repercussões que eles não poderiam ter imaginado. Logo, eles se acham no centro do palco de um antigo conflito que ameaça destruir tudo o que amam. E já não é claro se Ellie e Michael vão escolher o mesmo lado.

Fallen Angel - Eternity - Vol. 2
O fim... ou um novo começo?
Como Ellie trata de lidar com seu destino como a Eleita, seu relacionamento com Michael cresce tenso. Quando ela conhece um misterioso rapaz de nome Rafe, as coisas ficam ainda mais complicadas. No entanto, o tempo veio para o Eleito enfrentar o grupo de anjos caídos que estão empenhados em destruir o mundo. A fim de enfrentar a maldade imensurável, do seu jeito, Ellie tenta colocar sua vida pessoal de lado. Mas ela logo descobre que aquele que detém o seu coração também é a chave para a salvação da humanidade - ou a destruição. Com a aproximação do dia final, Ellie se depara com uma decisão épica. À quem seu coração realmente pertence? E seu amor é forte o suficiente para salvar o mundo?
Heather Terrell



Um comentário:

  1. Amei o jeito como vc pesquisou a autora e nos trouxe informações precisas sobre suas obras. Isso é o que eu chamo de dar o serviço completo. Beijokas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...