"SEMPRE IMAGINEI QUE O PARAÍSO FOSSE UMA ESPÉCIE DE LIVRARIA".
(Jorge Luís Borges)

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O SEGREDO DO ANEL - Kathleen McGowan

"O segredo do anel", primeiro volume da trilogia  "O legado de Maria Madalena" escrito por Kathleen McGowan, conta a estória de Maureen Paschal, jornalista americana, que se vê envolvida na busca pelo evangelho que teria sido escrito por Maria Madalena. No desenrolar da trama ela descobre fazer parte da linhagem de Maria Madalena e ter sido "a escolhida" para encontrá-lo, depois de mais de 2000 anos.

Para quem já leu Operação Cavalo de Tróia, eu diria que O segredo do anel é o Cavalo de Tróia de saias. "O legado de Maria Madalena" é mais um sobre a busca pelo  evangelho apócrifo supostamente escrito por Maria Madalena, que, segundo alguns pesquisadores, teria feito parte do grupo de apóstolos de Cristo, além de ter sido esposa de Jesus e ter gerado seus filhos. É o enredo de "O Código Da Vinci", de Dan Brown.

Achei a narração um pouco cansativa, não consegui me apaixonar. Mesmo assim, o livro está entre os best sellers dos últimos tempos e o segundo volume, "O livro do amor" acabou de ser lançado aqui no Brasil. Ambos foram publicados pela Editora Rocco.
Na sequência, "O livro do amor", a heroína Maureen, começa a busca por outro evangelho, este, escrito por Jesus.

O terceiro e último volume, sem previsão para publicação no Brasil, foi lançado em maio/2010 nos Estados Unidos, e tem o título original "The Poet Prince". Nesse livro, Maureen e seu amado Berenger Sinclair, tratam de desvendar os mistérios  que envolvem o início da Renascença Italiana, esbarrando nos segredos que cercaram a vida do estadista e poeta italiano, Lorenzo de Medici, conhecido como o padrinho da Renascença.

HUSH HUSH (SUSSURRO) - Becca Fitzpatrick

Com a correira, este mês não pude ler muita coisa, mas consegui ser encantada pela série "Sussurro", de autoria da americana Becca Fitzpatrick. 

Mais um romance sobrenatural, dessa vez entre uma adolescente, Nora Grey, e um "anjo caído", no caso, Patch. A estória lembra um pouco Crepúsculo (my favorite) e Os imortais e Diários do Vampiro, afinal, tudo começa numa sala de aula, quando o aluno diferente passa a se sentar com a linda mocinha e a química começa a fluir entre eles. Assim como nos dois últimos romances citados, Nora Grey também tem uma melhor amiga, Vee Sky, com quem compartilha seus pensamentos e sentimentos.

Gostei muito da estória, que já virou uma das minhas preferidas, e recomendo. Hush Hush é o primeiro volume e não há previsão de lançamento do segundo volume, Crescendo. É esperar pra ver e, até lá, administrar a ansiedade.
Volume 2  - Crescendo
Hush Hush - Sussurro - Becca Fitzpatrick
Editora Intrínseca

Sinopse:
Apaixonar-se nunca foi tão fácil… nem tão mortal
Nora é uma menina responsável. Aos 17 anos, ela tira boas notas e sempre avisa à mãe aonde vai e o que está fazendo. Nem mesmo garotos a fazem perder o foco nos estudos. Até porque, apesar das tentativas de sua melhor amiga, Vee, de lhe arrumar um pretendente, ela nunca se interessou por ninguém na escola. Pelo menos não até ela conhecer Patch, seu novo colega na aula de biologia. Patch parece estar em todos os lugares e saber tudo sobre ela. Seu jeito ao mesmo tempo sedutor e perigoso faz com que Nora fique imediatamente intrigada. E encantada.

É então que eventos estranhos começam a acontecer. Um homem usando uma máscara de esqui salta diante de seu carro, seu quarto é invadido e aparentemente alguém está tentando matá-la. Nora não sabe em quem confiar. Quando Vee conhece dois novos rapazes e tenta arranjar um encontro, as coisas só pioram. Nora está assustada a maior parte do tempo. Patch é o da máscara de esqui? Ou será Elliot, o novo garoto com quem Vee quer que ela saia?

Em sua busca por respostas, Nora está prestes a se descobrir no centro de uma batalha ancestral entre seres imortais e anjos caídos. Sim, os anjos estão entre nós. E nem todos estão interessados em atividades celestiais.

domingo, 29 de agosto de 2010

O último mestre do ar

Finalmente conseguimos assistir ao "O último mestre do ar", ainda que para nós, fãs incondicionais da série, o nome continue sendo "Avatar, a Lenda de Aang". Gostei, aliás, gostamos. 


Como sempre acontece, para quem nunca assistiu o desenho fica um pouco complicado entender, ainda assim, vale a pena.

Achei um tanto sombrio porque deixaram de lado a leveza e o bom humor que aparecem no desenho. As personagens também são um pouco diferentes, talvez o Aang e a Katara sejam os  mais próximos dos que aparecem na série. O Soka do desenho é mais jovem, mais atrapalhado e muito mais humorado que aquele do filme.

Também achei que resumiram demais o livro 1 e a coisa toda ficou sem sentido no final. Se não houver a sequencia, é um filme que não diz a que veio, pois todos sairam do cinema com a impressão de que faltou um pedaço da estória.

Enfim, são divagações exigentes de uma fã confessa. Vale a pena conferir, ainda que fique um gostinho de "faltou alguma coisa".



O APRENDIZ DE FEITICEIRO

Ah! Essa semana também assisti  "O Aprendiz de Feiticeiro", com o Nicholas Cage, que, como sempre, está arrasando. Contudo... não achei grande coisa. Bem sessão da tarde, para quem quiser se distrair.

O Aprendiz de Feiticeiro (Cinema10) 

Balthazar Blake (Cage)

domingo, 22 de agosto de 2010

A UMBANDA COMO ELA É

Não poderia deixar de fora os livros do meu grande amigo Luiz Carlos Pereira. Os dois livros tratam de forma simples e direta sobre a Umbanda, ensinando e esclarecendo. É um dos poucos que escreve sobre a Umbanda como ela realmente é, sem tabus, sem preconceitos, sem fantasias.

A Umbanda como ela é - Luiz Carlos Pereira e Edson Calixto Martins (Editora Booklink)
"A Umbanda tratada de forma clara e simples para o rápido entendimento de qualquer leitor. Uma fonte de pesquisas para iniciantes e iniciados. A origem, as formas de trabalho, os fundamentos, os pontos cantados, as lendas dos orixás – tudo isso explicado por quem convive com a Umbanda há mais de vinte e cinco anos. Esta a proposta de A Umbanda como ela é!, de Luiz Carlos Pereira e Edson Calixto Martins, que traçam um rápido e ao mesmo tempo profundo painel da história da religião afro-brasileira, nascida há um século e, mais que nunca, cercada de preconceitos e desinformação". 

Pequenas grandes dúvidas (que todo umbandista tem) - Luiz Carlos Pereira (Clube de Autores)
"Em 2009 estou completando trinta anos de sacerdócio na Umbanda. Quando comecei minha caminhada, muitas perguntas surgiram e não encontrei ninguém para responde-las. Era uma época em que os dirigentes não explicavam nada e ainda por cima proibiam que os neófitos lessem sobre o assunto, pois isso, segundo eles, atrapalharia o desenvolvimento em andamento. Passados todos esses anos, percebo que ainda existem muitos pais e mães no santo que insistem em dizer que tudo é “mironga” ou “segredo de congá”. Nesse livro procuro desmistificar e explicar de maneira simples muitas dúvidas de nossa religião, que começam pequenas e vão se acumulando até se tornarem grandes, daí o titulo desse meu trabalho". 





A Umbanda como ela é
Booklink
144 páginas








(que todo umbandista tem)
Clube de Autores
143 páginas





Para saber mais sobre o assunto: A Umbanda como ela é

sábado, 21 de agosto de 2010

A SOMBRA DO VENTO e O JOGO DO ANJO - Carlos Ruiz Zafón

Um dos mais brilhantes escritores da atualidade, o espanhol, Carlos Ruiz Zafón, surpreendeu milhões de leitores em todo o mundo, com sua narrativa ímpar, nesses dois romances, publicados em 40 idiomas.

Ambos já estão entre os meus preferidos e estou esperando que em breve publiquem outros títulos do autor.




A SOMBRA DO VENTO - Editora Suma de Letras
Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível. 

O JOGO DO ANJO - Editora Suma de Letras
Aos 28 anos, desiludido no amor e na vida profissional e gravemente doente, o escritor David vive sozinho num casarão em ruínas. É quando surge em sua vida Andreas Corelli, um estrangeiro que se diz editor de livros. Sua origem exata é um mistério, mas sua fala é suave e sedutora. Ele promete a David muito dinheiro e sua simples aparição parece devolver a saúde ao escritor. Contudo, o que ele pede em troca não é pouco. E o preço real dessa encomenda é o que David precisará descobrir.

COMER, REZAR, AMAR e COMPROMETIDA

No natal de 2008 ganhei de minha irmã o COMER, REZAR, AMAR (Eat, Pray, Love) e adorei. A escritora, Elizabeth Gilbert, conta, de forma simples, direta e muito bem humorada, sobre 01 ano de sua vida, em que, aos 30 anos, decidiu viajar sozinha ao redor do mundo para descobrir o que realmente a fazia feliz, depois de ter passado por um período difícil e conturbado em razão do divórcio, da depressão e da confusão sobre o que realmente queria para sua vida.

Recentemente, foi lançada, no Brasil, a segunda crônica auto-biográfica da autora, COMPROMETIDA (Committed). Neste livro, a estória começa 18 meses depois do encontro entre ela e Felipe, que marcou o último capítulo do primeiro livro. É o relato sobre as dúvidas, os medos e os desafios de se iniciar um novo romance, após o traumático fim de relacionamentos anteriores.


Confesso ter me decepcionado com Comprometida. Me entediei do começo ao fim. Basicamente, conta o que aconteceu na vida dela após conhecer o tal brasileiro, Felipe, e como ele foi barrado pela imigração americana, sendo proibido de entrar no país. A partir daí ela passa a narrar a vida deles fora dos EUA até que o Conselho de Imigração analisasse os documentos de ambos e autorizasse o casamento para ele obter a cidadania americana. Esses são o primeiro e o último capítulo do livro. No meio, ela fez um apanhado geral sobre a história do casamento desde antes de cristo, para, segundo, ela, perderem o pavor  do compromisso. Realmente não gostei, achei que foi um pouco forçado, para pegar carona no sucesso anterior.

Comer, Rezar, Amar (Eat, Pray, Love)
Elizabeth Gilbert
Editora Objetiva



Sinopse:
Em torno dos 30 anos, Elizabeth Gilbert enfrentou uma crise da meia-idade precoce. Tinha tudo o que uma americana instruída e bem sucedida teoricamente poderia querer: uma marido, uma casa, um projeto a dois de ter filhos e uma carreira de sucesso. Mas em vez de sentir-se feliz e realizada, foi tomada pelo pânico, pela tristeza e pela confusão. Enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado, até que se viu tomada por um sentimento de liberdade que ainda não conhecida. Foi assim que tomou uma decisão radical: livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego e partiu para uma viagem de 01 ano ao redor do mundo, sozinha. O livro é a envolvente crônica desse período de um ano. O objetivo de Gilbert era visitar três lugares onde pudesse examinar aspectos de sua própria natureza, tendo como cenário uma cultura que, tradicionalmente fosse especialista em cada um deles. Na Itália estudou gastronomia, aprendeu italiano e, feliz, engordou 11 quilos. Na Índia dedicou-se ao conhecimento espiritual, com a ajuda de uma guru indiana e um sábio caubói texano. Terminou sua viagem de auto-descoberta em Bali, onde exercitou o equilíbrio entre o prazer mundano e a transcendência divina, tornando-se discipula de um velho xamã. Foi lá que, de maneira inesperada, apaixonou-se novamente. Escrito com ironia, humor  inteligência,  Comer, Rezar, Amar é um relato de auto-descoberta que fala sobre a importância de assumir a responsabilidade pelo próprio contentamento e parar de viver conforme os ideais da sociedade.

COMPROMETIDA (Committed)
Elisabeth Gilbert
Editora Objetiva
Sinopse:
A história de Comprometida começa 18 meses depois do fim do livro anterior. Nos últimos capítulos de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert conhece o brasileiro Felipe. Naturalizado australiano e divorciado, ele vivia na Indonésia quando conheceu Liz, 17 anos mais nova - é ele o "coroa" da dedicatória do novo livro escrita em português até na edição de língua inglesa. "Perto do fim da viagem, encontrei Felipe, que havia anos morava sozinho e tranquilo em Bali. O que veio em seguida foi atração, depois uma lenta corte e, finalmente, para nosso espanto mútuo, amor". Como todos os que já passaram pelo divórcio, Felipe e Elizabeth, traumatizados, juraram, nunca, em nenhuma circunstância, casar novamente. "Felipe e eu já tínhamos até jurado fidelidade vitalícia um ao outro, embora em particular. O problema é que éramos sobreviventes de divórcios difíceis, e a experiência nos deixou tão feridos que bastava a ideia de um casamento formal - com qualquer pessoa, mesmo com pessoas tão legais como nós dois - para provocar uma sensação pesada de pavor", escreve a autora.


Não à toa, Comer, Rezar, Amar, que vendeu mais de 7 milhões de exemplares em todo o mundo, acabou sendo adaptado pelo cinema, trazendo, ninguém mais que a estrela Julia Roberts no papel principal. Estreou nos Estados Unidos em agosto e tem estréia prevista no Brasil, em 01/10/10. Pelo que parece, os expectadores americanos aprovaram. Agora é esperar pra ver.


DIÁRIOS DO VAMPIRO (The Vampire Diaries)






Pra quem é fã de romances sobrenaturais, mais uma história de amor entre humanos e vampiros. Ainda continuo achando Crepúsculo imbatível, mas adorei o triângulo Elena/Damon/Stefan.




A série, Diários do Vampiro, lançada no Brasil no ano passado, foi escrita por Lisa Jane Smith e lançada nos Estados Unidos no início da década de 90. Com o estrondoso sucesso de Crepúsculo, a série, de 4 volumes, voltou às livrarias, e a autora acabou lançando a segunda parte, com mais 3 volumes, esses ainda não publicados aqui na terrinha. A novidade para os fãs é que a autora já está terminando mais 03 volumes, que contam as histórias dos irmãos Damon e Stefan, antes da trama contada na primeira parte da série.

Sinopse da série
Elena Gilbert, uma garota órfã que vive com sua tia Judith, e sua irmã mais nova Margaret, ainda estão muito abaladas com a perda de seus pais. Elena mora na cidade de Fell's Church, Virginia e está terminando o ensino médio. Na escola, juntamente com seus amigos, Matt, Bonnie e Meredith ela conhece um novo rapaz, Stefan Salvatore, e Elena quer conquistá-lo a todo custo. Entretanto, a vida de Stefan é cercada de vários mistérios, que são intesificados com a chegada de seu irmão mais velho Damon Salvatore. Os irmãos tem antigas desavenças, que foram geradas pelo amor à uma mesma mulher, Katherine. Numa atmosfera de mistério, suspense e amores, os segredos vampíricos e sobrenaturais da pequena cidade são intensificados, com inúmeros acontecimentos extraordinários, e Elena, Stefan e Damon se veêm cada vez mais ligados.

DIÁRIOS DO VAMPIRO
Editora Galera Record





O DESPERTAR
Irmãos e inimigos mortais, Damon e Stefan Salvatore são assombrados por um passado trágico. Vivendo nas sombras desde a Renascença italiana, eles estão condenados a uma vida solitária: são vampiros. Séculos mais tarde, o destino parece levá-los a percorrer o mesmo caminho que um dia os conduziu àquela vida amaldiçoada e eterna. Em Fell’s Church, na Virgínia, Stefan conhece Elena Gilbert, uma adolescente bela e popular. No encalço de Stefan, Damon  procura vingança, e logo Elena se verá divida entre os dois irmãos — e entre o amor e o perigo. 

O CONFRONTO
Elena está apaixonada e tem certeza de que Stefan é um amor para a eternidade. Mas a cada vez que Damon se aproxima, fica evidente um vínculo profundo entre os dois. Determinado a conquistar Elena, Damon se infiltra no cotidiano de Fell’s Church. Ameaçado pelo irmão, Stefan não suporta a ideia de perder Elena - e está disposto a arriscar tudo e ir contra seus próprios princípios para protegê-la. 

A FÚRIA
Após os inacreditáveis acontecimentos em Fell’s Church, Elena está prestes a iniciar uma nova vida. Ela realmente esqueceu seu antigo amor? Damon e Stefan precisarão se unir por sua amada, mas uma força sobrenatural e misteriosa vigia a todos. Há séculos, o poder de um grande amor fez suas vítimas: Stefan e Damon Salvatore foram condenados a atravessar gerações como mortos-vivos. Agora a paixão por Stefan sela o destino da jovem Elena Gilbert. Ela é encontrada morta à beira de um rio, mas um estranho – e perigoso – Poder a conduzirá em direção a um novo mundo. Elena é uma vampira – e pertence a Damon. Enquanto a cidade está de luto pela perda de sua menina de ouro, coisas estranhas e sobrenaturais estão acontecendo. Para que a cidade não seja destruída, Stefan e Damon devem unir forças. E quando um caça-vampiros chega à cidade, os caçadores transformam-se em caça. Stefan, Damon e Elena precisarão ficar juntos para encontrar o mal que quer lembrar aos três e a todos de Fell’s Church suas verdadeiras origens.

REUNIÃO SOMBRIA
Elena flutua em um misterioso limbo espiritual após se sacrificar para derrotar Katherine e salvar Stefan. Sua morte cobre Fell's Church de tristeza e desalento, mas é preciso seguir em frente. Bonnie, a melhor amiga, decide guardar o diário de Elena e ali registra os lentos sinais de recuperação da cidade, acompanhada de perto por Meredith e Matt. Mas sonhos perturbadores com a amiga morta estão prestes a mudar tudo... Pelos sonhos, Elena se comunica com Bonnie e avisa de um novo perigo a rondar a cidade. E só uma pessoa pode ajudá-los: Stefan. Mas o vampiro está desolado com a morte de Elena e tentando cumprir a promessa de permanecer ao lado de Damon. Os dois vagam sem rumo, sob a cruz de sua sina: a sede de sangue. Será que ele irá atender ao chamado inesperado que o colocará novamente no caminho de Elena - e daqueles que ela ama?


Os outros 3 volumes, ainda não publicados no Brasil são:

The Vampire Diaries: The Return (Diários do Vampiro: O Retorno)

“Nightfall”  (Anoitecer) (provavelmente será lançado no Brasil em novembro/2010)
O quinto livro começa com Elena voltando dos mortos. Ela volta do além com poderes humanos, o que faz seu sangue pulsar com uma força esmagadora e única, sendo irresistível para todos os vampiros. Stefan está convencido em manter Elena segura e pretende deixar Fell’s Church. Damon, porém, é impulsionado por um desejo insaciável de poder, e quer  Elena como sua princesa. Quando Stefan é afastado de Fell’s Church, Damon tenta convencer Elena que ele é o irmão que ela deveria ter escolhido, mas a escuridão está infiltrando a cidade e, agora Damon, que sempre foi o caçador, está sendo a caça. Ele é a presa de uma criatura maléfica que pode possuí-lo à vontade e que deseja não somente o sangue de Elena, como também sua morte.
“Shadow Souls” (Almas Sombrias)
Um penitente Damon segue Stefan na dimensão mais sombria numa tentativa de libertá-lo da prisão que ele encontrou em vez de salvação.
“Midnight” (Meia-noite)
O grupo sobrevivente dos amigos volta para encontrar Fell’s Church em ruínas. Meredith faz uma descoberta assustadora em sua pesquisa e Bonnie tem uma experiência fora de seu corpo que pode explicar a bagunça que está acontecendo com a cidade.
E a trilogia sobre os irmãos Damon e Stefan:







“Book One: Origins”, com uma história ambientada durante a Guerra Civil, quando os irmãos conhecem a enigmática vampira Katherine, que irá mudar suas vidas completamente.
No segundo, “Bloodlust”, os irmãos são obrigados a aprender a viver como vampiros. Perseguidos por caçadores de vampiros, Stefan e Damon fogem para Nova Orleans, onde o primeiro apaixona-se por uma humana e o segundo é capturado por um caçador sádico.
O último,”The Craving”, mostrará quando Stefan se muda para Nova Iorque e se alimenta de animais no Central Park, evitando, assim, atacar seres humanos. Enquanto isso, Damon, que já perdeu o resto de humanidade que tinha, aparece apresentando-se como parte da realeza italiana. Os dois são obrigados a se unir depois que um vampiro surge em busca de vingança contra eles.
O primeiro livro será lançado no dia 2 de novembro nos Estados Unidos.

Há também outros quatro contos sobre a série, mas nenhum publicado no Brasil:
- Matt & Elena: First Date - se passa antes da série
- Bonnie & Damon: After Hours - se passa durante a série
- Blood will tell - versão alternativa do quarto livro Reunião Sombria
- The Trees - se passa depois de Reunião Sombria


Para quem prefere a série televisiva, The Vampire Diaries, já teve sua primeira temporada lançada em DVD e a segunda temporada começa no próximo mês, no canal Warner Channel.








quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Chico Xavier, Nosso Lar e Bezerra de Menezes


Para quem não conseguiu ir ao cinema, já saiu em DVD o filme "Chico Xavier", baseado no livro "As vidas de Chico Xavier" do jornalista Marcel Souto Maior.

Gostei do livro e gostei muito do filme. Com um elenco de tirar o chapéu, o que impressiona é a interpretação de Ângelo Antonio e Nelson Xavier, ambos como Chico, em idades e momentos diferentes. Perfeitos, tanto na interpretação como na caracterização. Simbiose total entre os dois Chicos, ou os três. Difícil dizer onde termina um e começa o outro. Vale a pena assistir. 





Sinopse:
"Chico Xavier é uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium Chico Xavier, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Vida conturbada, com lutas e amor. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Fenômeno? Fraude? Os Espíritos existem? Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.” - Roteiro de Bernstein, baseado na obra de Marcel Souto Maior “As Vidas de Chico Xavier


Elenco: Nelson Xavier, Angelo Antonio, Matheus Costa, Tony Ramos, Christiane Torloni, Giulia Gam, Cassio Gabus Mendes, Paulo Goulart, Leticia Sabatella, Luis Mello, Pedro Paulo Rangel, André Dias, Giovanna Antonelli, Cássia Kiss, Ana Rosa, Rosi Campos, Ailton Graça, etc.
















Também estou ansiosa com a estréia, em setembro/10, do filme Nosso Lar, baseado no livro de mesmo nome, psicografado pelo espírito André Luiz através de Chico Xavier. Sou suspeita quanto a literatura espírita, mas, ouso dizer que "Nosso Lar" é, depois dos livros codificados por Kardec, a cartilha dos espíritas. Não perco de jeito algum.


Sinopse:
Ao abrir os olhos André Luiz (Renato Prieto) sabe que não está mais vivo, apesar de ainda sentir sede e fome. Ao seu redor ele apenas vê uma planície escura e desértica, marcada por gritos e seres que vivem na sombra. Após passar pelo sofrimento no purgatório, André é levado para a cidade de Nosso Lar. Lá ele tem acesso a novas lições e conhecimentos, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão.







E aproveitando o assunto, um pouco mais antigo, mas também muito bom, "Bezerra de Menezes", baseado na vida do médico mais famoso do mundo espírita, com atuação impecável (como sempre) do ator Carlos Vereza. Confira.


Na expectativa de "O último mestre do ar"



Aqui em casa estamos em contagem regressiva para a estréia de "O último mestre do ar" (The last Airbender), prevista para amanhã, 20/08. O filme é a adaptação do desenho animado "Avatar - A lenda de Aang", que passou na Nick há uns dois anos (por falar nisso, estão reprisando a série). O desenho, com 52 episódios, é ótimo, tem uma história interessante e personagens cativantes. Sou fãzona, assim como muitos marmanjos por aí, e, é claro, as crianças.

Sinopse*:
"Há muito tempo atrás, o mundo era dividido em quatro grupos: Nação do Fogo, Tribo da Água, Reino da Terra e Nômades do Ar. Essas nações viviam em perfeito equilíbrio, até o dia em que a Nação do Fogo atacou. O Avatar, mestre dos quatro elementos, é o responsável por manter o equilíbrio do mundo e quando o mundo mais precisou, ele desapareceu. Cem anos após esse acontecimento, dois jovens da tribo da água do sul encontram o avatar, um habilidoso dominador de ar chamado Aang". cinepop.com


*Gostei dessa sinopse porque é a mais parecida com a abertura do desenho.

Zuko - dobrador de fogo - príncipe da Nação do Fogo

Katara  - dobradora de água da  Tribo da Água do Sul


Soka - irmão da Katara - guerreiro da Tribo da Água
Aang  dos Nômades do Ar - o AVATAR - domina os quatro elementos


AVATAR - A LENDA DE AANG

Sinopse do desenho (texto falado por Katara em todas as aberturas do desenho):
"Ar, água, terra e fogo. Há muito tempo essas quatro nações viviam em paz e harmonia, mas tudo isso mudou quando a nação do fogo atacou. Só o Avatar, mestre dos quatro elementos pode nos salvar. Mas quando o mundo mais precisava dele, ele desaparece. Cem anos se passaram e meu irmão e eu descobrimos o novo Avatar, um dobrador de ar chamado Aang. Apesar de sua habilidade com o ar ser ótima, ele tem muito a aprender antes que possa dizer "eu sou Aang, eu sou o Avatar". Mas eu acredito que Aang possa salvar o mundo".

A série animada é composta de 52 episódios, divididos em 03 temporadas, chamadas de Livros: 
Livro 1 - Água
Livro 2 - Terra
Livro 3 - Fogo



Também já está sendo preparada uma continuação, com estréia prevista para 2011, com outros personagens, uma nova geração, 70 anos depois. A nova temporada tem o nome provisório de "The Legend of Korra" (A lenda de Korra).


O enredo do desenho (retirado do site Wikipédia):


Em uma era perdida, a humanidade se dividiu em quatro nações: a Tribo da Água, o Reino da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar. Dentro de cada nação, há uma ordem de homens e mulheres notáveis, chamados de "Dobradores", que são capazes de manipular os quatro elementos nativos, fazendo uma "dobra", que combina artes marciais variadas. Para manter o equilíbrio entre estas nações, existe um único dobrador que é capaz de controlar os quatro elementos. Esse dobrador é o "Avatar", um escolhido que manifesta o espírito do mundo em uma forma humana. Quando o Avatar morre, seu espírito reencarna em uma outra nação seguindo um ciclo milenar. Começando com o domínio de seu elemento nativo, o Avatar vai aprender como comandar todos os quatro elementos. Ao longo das eras, as incontáveis encarnações do Avatar serviram para manter as quatro nações em harmonia. Porém, na época em que se passa a hitória, a Nação do Fogo iniciou uma guerra cujo objetivo é dominar as outras três nações. Somente o avatar poderia impedí-la, "mas quando o mundo mais precisa dele, ele desaparece." Seguindo o ciclo reencarnatório, o próximo Avatar deveria nascer entre os Nômades do Ar. Sabendo disso, a Nação do Fogo atacou os nômades do ar e eles foram dizimados. A partir daquele dia ninguém mais viu um dominador de ar, e acredita-se que todos eles morreram. Entretanto, cem anos passaram e dois irmãos da Tribo da Água, chamados Katara e Sokka, encontram um garoto que estava preso dentro de um iceberg e logo descobrem que o garoto, que atende pelo nome de Aang, é um dominador de ar, além de ser o Avatar que sumiu há cem anos atrás. No desenvolvimento da série, Katara e Sokka ajudam o jovem Aang a encarar seu destino e salvar o mundo, pois o Avatar representa a maior ameaça às conquistas da Nação do Fogo e a maior esperança para que o mundo volte ao equilíbrio normal.


Principais personagens da série:
Aang é um típico garoto de doze anos de idade exceto pelo fato de ele ser o Avatar. Ele é o último remanescente dos dobradores de ar, e foi descoberto depois de passar cem anos aprisionado em um iceberg. Aang nunca quis ser o Avatar, mas sim uma criança normal. Não obstante, ele é muito importante para restaurar a paz do mundo e seu destino é derrotar o senhor do fogo Ozai, e ele entende isso. Contudo, apesar dele ser o Avatar, tenta sempre que possível realizar brincadeiras para afastá-lo de sua enorme responsabilidade.É apaixonado por Katara.
Katara é uma Dobradora da Tribo da Água do Sul. No começo de suas aventuras com Aang, ela era apenas uma amadora na Dobra de Água mas, após sair do Pólo Norte, Katara atingiu o nível de mestra na Dobra de Água. Ela quem ensina Aang a dobra de água. O temperamento de Katara é um pouco instável e ela se irrita com facilidade. Apesar disso, ela é muito caridosa, prestativa e responsável, uma vez que teve que assumir o comando de sua família após a morte de sua mãe. No decorrer do desenho, se apaixona por Aang.
Sokka é o irmão mais velho de Katara. Ele era o único guerreiro que havia sobrado na Tribo da Água do Sul depois que seu pai e as suas tropas saíram da tribo. Sokka não pode dobrar nada, mas é muito inteligente e também é um bom guerreiro. Ele é muito engraçado, mas a maior parte da graça do garoto advém do fato dele ser extremamente sarcástico. Utiliza um bumerangue como arma, além de sua espada negra, feita de um meteoro. Se apaixonou pelo espírito da Lua, que foi sua primeira namorada; e também por uma guerreira Kyoshi.
Toph tem 12 anos e é uma excelente dobradora de terra. Apesar de ser cega, Toph está longe de ser uma menina inútil e frágil, pois é a pessoa mais forte (no sentido de força física) do grupo. Seus pais não acreditam que ela é forte, o que faz ela duvidar se eles realmente a amam. Aprendeu a dobrar terra com as toupeiras dobradoras, consideradas as primeiras dobradoras de terra do planeta. Como ela mesma diz, apesar de ter nascido cega nunca teve problemas para ver, pois com a dobra de terra, seus pés podem "enxergar" qualquer vibração à sua volta através das ondas transmitidas pelo solo. Desde que fugiu de casa para se juntar ao grupo, Toph ensina a Dobra de Terra a Aang. A garota é uma típica baderneira e tem um gênio muito forte, entrando em conflito com Katara várias vezes. Seu senso de humor é parecido com o de Sokka e parece ter uma queda pelo mesmo.
Príncipe Zuko - "Eu vou capturar o Avatar, e restaurar minha honra!" Essa era a fixação do Príncipe Zuko, que freqüentemente tentava capturar o Avatar para que ele pudesse ser de novo aceito como príncipe da Nação do Fogo. Sob o manto de sua fúria, Zuko é um jovem que foi privado do amor de seu pai, que marcou seu rosto com uma enorme cicatriz, o que o levava a fazer qualquer coisa para agradá-lo, tornando suas decisões confusas e impensadas, mas seu pai nunca deu nenhum sinal da afeição. Mesmo depois que seu tio e ele foram banidos da Nação do Fogo, ele ainda tentou realcançar sua "honra" para ser aceito de volta pelo pai, ajudando sua irmã a dominar o Reino da Terra. Não obstante, após voltar para sua casa e ser aceito por seu pai, Zuko percebeu o quão errado ele havia sido em sua vida e decidiu se juntar a Aang e seus amigos para ensinar ao Avatar a Dobra de Fogo. Apesar de ser um tanto quanto sarcástico e impulsivo, Zuko é uma pessoa bondosa e justa. Seu coração pertence a Mai, uma das amigas de sua irmã Azula.
Apelidado de "Dragão do Oeste", Iroh é um general aposentado. Ele é irmão do Senhor do Fogo Ozai, e acompanha Zuko em todos os lugares em que ele vai. Seu filho, Lu Ten, morreu quando ele realizava um cerco na cidade de Ba Sing Se. Desde então, considera Zuko como seu próprio filho. Iroh é muito calmo e sábio, mas é sem dúvida um dos Dobradores de Fogo mais fortes que existe, portanto não deve ser subestimado. Sua bebida preferida é chá, de todos os sabores, além de adorar um jogo de tabuleiro chamado Pai Sho. Tio Iroh tem uma posição elevada na secreta Ordem do Lótus Branco, sendo que os participantes desse grupo se identificam por meio do jogo Pai Sho ao jogar começando com a peça Lótus Branco. Iroh seria o atual Senhor do Fogo, por ser o filho mais velho, mas devido a morte do filho,e por não ter outros herdeiros, seu irmão Ozai assumiu seu lugar.
Azula é a princesa da Nação do Fogo, filha mais nova de Ozai e irmã de Zuko. É uma pessoa de personalidade difícil, extremamente inteligente, manipuladora e cruel, além de ser uma das melhores Dobradoras de Fogo. Ela é muito fiel ao seu pai e conseguiu muitas vitórias contra o Reino da Terra. Ela também começou a perseguir Aang, com a ajuda de suas duas amigas, Mai e Ty Lee. A jovem, entretanto, tem um grande medo de ser abandonada por aqueles que a cercam. Por isso, mantém as pessoas perto dela pelo medo. Tem a cabeça feita e tem certeza que sua própria mãe , desaparecida há anos, a considera um monstro.





Para saber mais: Mundo Avatar


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...