"SEMPRE IMAGINEI QUE O PARAÍSO FOSSE UMA ESPÉCIE DE LIVRARIA".
(Jorge Luís Borges)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Na expectativa de "O último mestre do ar"



Aqui em casa estamos em contagem regressiva para a estréia de "O último mestre do ar" (The last Airbender), prevista para amanhã, 20/08. O filme é a adaptação do desenho animado "Avatar - A lenda de Aang", que passou na Nick há uns dois anos (por falar nisso, estão reprisando a série). O desenho, com 52 episódios, é ótimo, tem uma história interessante e personagens cativantes. Sou fãzona, assim como muitos marmanjos por aí, e, é claro, as crianças.

Sinopse*:
"Há muito tempo atrás, o mundo era dividido em quatro grupos: Nação do Fogo, Tribo da Água, Reino da Terra e Nômades do Ar. Essas nações viviam em perfeito equilíbrio, até o dia em que a Nação do Fogo atacou. O Avatar, mestre dos quatro elementos, é o responsável por manter o equilíbrio do mundo e quando o mundo mais precisou, ele desapareceu. Cem anos após esse acontecimento, dois jovens da tribo da água do sul encontram o avatar, um habilidoso dominador de ar chamado Aang". cinepop.com


*Gostei dessa sinopse porque é a mais parecida com a abertura do desenho.

Zuko - dobrador de fogo - príncipe da Nação do Fogo

Katara  - dobradora de água da  Tribo da Água do Sul


Soka - irmão da Katara - guerreiro da Tribo da Água
Aang  dos Nômades do Ar - o AVATAR - domina os quatro elementos


AVATAR - A LENDA DE AANG

Sinopse do desenho (texto falado por Katara em todas as aberturas do desenho):
"Ar, água, terra e fogo. Há muito tempo essas quatro nações viviam em paz e harmonia, mas tudo isso mudou quando a nação do fogo atacou. Só o Avatar, mestre dos quatro elementos pode nos salvar. Mas quando o mundo mais precisava dele, ele desaparece. Cem anos se passaram e meu irmão e eu descobrimos o novo Avatar, um dobrador de ar chamado Aang. Apesar de sua habilidade com o ar ser ótima, ele tem muito a aprender antes que possa dizer "eu sou Aang, eu sou o Avatar". Mas eu acredito que Aang possa salvar o mundo".

A série animada é composta de 52 episódios, divididos em 03 temporadas, chamadas de Livros: 
Livro 1 - Água
Livro 2 - Terra
Livro 3 - Fogo



Também já está sendo preparada uma continuação, com estréia prevista para 2011, com outros personagens, uma nova geração, 70 anos depois. A nova temporada tem o nome provisório de "The Legend of Korra" (A lenda de Korra).


O enredo do desenho (retirado do site Wikipédia):


Em uma era perdida, a humanidade se dividiu em quatro nações: a Tribo da Água, o Reino da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar. Dentro de cada nação, há uma ordem de homens e mulheres notáveis, chamados de "Dobradores", que são capazes de manipular os quatro elementos nativos, fazendo uma "dobra", que combina artes marciais variadas. Para manter o equilíbrio entre estas nações, existe um único dobrador que é capaz de controlar os quatro elementos. Esse dobrador é o "Avatar", um escolhido que manifesta o espírito do mundo em uma forma humana. Quando o Avatar morre, seu espírito reencarna em uma outra nação seguindo um ciclo milenar. Começando com o domínio de seu elemento nativo, o Avatar vai aprender como comandar todos os quatro elementos. Ao longo das eras, as incontáveis encarnações do Avatar serviram para manter as quatro nações em harmonia. Porém, na época em que se passa a hitória, a Nação do Fogo iniciou uma guerra cujo objetivo é dominar as outras três nações. Somente o avatar poderia impedí-la, "mas quando o mundo mais precisa dele, ele desaparece." Seguindo o ciclo reencarnatório, o próximo Avatar deveria nascer entre os Nômades do Ar. Sabendo disso, a Nação do Fogo atacou os nômades do ar e eles foram dizimados. A partir daquele dia ninguém mais viu um dominador de ar, e acredita-se que todos eles morreram. Entretanto, cem anos passaram e dois irmãos da Tribo da Água, chamados Katara e Sokka, encontram um garoto que estava preso dentro de um iceberg e logo descobrem que o garoto, que atende pelo nome de Aang, é um dominador de ar, além de ser o Avatar que sumiu há cem anos atrás. No desenvolvimento da série, Katara e Sokka ajudam o jovem Aang a encarar seu destino e salvar o mundo, pois o Avatar representa a maior ameaça às conquistas da Nação do Fogo e a maior esperança para que o mundo volte ao equilíbrio normal.


Principais personagens da série:
Aang é um típico garoto de doze anos de idade exceto pelo fato de ele ser o Avatar. Ele é o último remanescente dos dobradores de ar, e foi descoberto depois de passar cem anos aprisionado em um iceberg. Aang nunca quis ser o Avatar, mas sim uma criança normal. Não obstante, ele é muito importante para restaurar a paz do mundo e seu destino é derrotar o senhor do fogo Ozai, e ele entende isso. Contudo, apesar dele ser o Avatar, tenta sempre que possível realizar brincadeiras para afastá-lo de sua enorme responsabilidade.É apaixonado por Katara.
Katara é uma Dobradora da Tribo da Água do Sul. No começo de suas aventuras com Aang, ela era apenas uma amadora na Dobra de Água mas, após sair do Pólo Norte, Katara atingiu o nível de mestra na Dobra de Água. Ela quem ensina Aang a dobra de água. O temperamento de Katara é um pouco instável e ela se irrita com facilidade. Apesar disso, ela é muito caridosa, prestativa e responsável, uma vez que teve que assumir o comando de sua família após a morte de sua mãe. No decorrer do desenho, se apaixona por Aang.
Sokka é o irmão mais velho de Katara. Ele era o único guerreiro que havia sobrado na Tribo da Água do Sul depois que seu pai e as suas tropas saíram da tribo. Sokka não pode dobrar nada, mas é muito inteligente e também é um bom guerreiro. Ele é muito engraçado, mas a maior parte da graça do garoto advém do fato dele ser extremamente sarcástico. Utiliza um bumerangue como arma, além de sua espada negra, feita de um meteoro. Se apaixonou pelo espírito da Lua, que foi sua primeira namorada; e também por uma guerreira Kyoshi.
Toph tem 12 anos e é uma excelente dobradora de terra. Apesar de ser cega, Toph está longe de ser uma menina inútil e frágil, pois é a pessoa mais forte (no sentido de força física) do grupo. Seus pais não acreditam que ela é forte, o que faz ela duvidar se eles realmente a amam. Aprendeu a dobrar terra com as toupeiras dobradoras, consideradas as primeiras dobradoras de terra do planeta. Como ela mesma diz, apesar de ter nascido cega nunca teve problemas para ver, pois com a dobra de terra, seus pés podem "enxergar" qualquer vibração à sua volta através das ondas transmitidas pelo solo. Desde que fugiu de casa para se juntar ao grupo, Toph ensina a Dobra de Terra a Aang. A garota é uma típica baderneira e tem um gênio muito forte, entrando em conflito com Katara várias vezes. Seu senso de humor é parecido com o de Sokka e parece ter uma queda pelo mesmo.
Príncipe Zuko - "Eu vou capturar o Avatar, e restaurar minha honra!" Essa era a fixação do Príncipe Zuko, que freqüentemente tentava capturar o Avatar para que ele pudesse ser de novo aceito como príncipe da Nação do Fogo. Sob o manto de sua fúria, Zuko é um jovem que foi privado do amor de seu pai, que marcou seu rosto com uma enorme cicatriz, o que o levava a fazer qualquer coisa para agradá-lo, tornando suas decisões confusas e impensadas, mas seu pai nunca deu nenhum sinal da afeição. Mesmo depois que seu tio e ele foram banidos da Nação do Fogo, ele ainda tentou realcançar sua "honra" para ser aceito de volta pelo pai, ajudando sua irmã a dominar o Reino da Terra. Não obstante, após voltar para sua casa e ser aceito por seu pai, Zuko percebeu o quão errado ele havia sido em sua vida e decidiu se juntar a Aang e seus amigos para ensinar ao Avatar a Dobra de Fogo. Apesar de ser um tanto quanto sarcástico e impulsivo, Zuko é uma pessoa bondosa e justa. Seu coração pertence a Mai, uma das amigas de sua irmã Azula.
Apelidado de "Dragão do Oeste", Iroh é um general aposentado. Ele é irmão do Senhor do Fogo Ozai, e acompanha Zuko em todos os lugares em que ele vai. Seu filho, Lu Ten, morreu quando ele realizava um cerco na cidade de Ba Sing Se. Desde então, considera Zuko como seu próprio filho. Iroh é muito calmo e sábio, mas é sem dúvida um dos Dobradores de Fogo mais fortes que existe, portanto não deve ser subestimado. Sua bebida preferida é chá, de todos os sabores, além de adorar um jogo de tabuleiro chamado Pai Sho. Tio Iroh tem uma posição elevada na secreta Ordem do Lótus Branco, sendo que os participantes desse grupo se identificam por meio do jogo Pai Sho ao jogar começando com a peça Lótus Branco. Iroh seria o atual Senhor do Fogo, por ser o filho mais velho, mas devido a morte do filho,e por não ter outros herdeiros, seu irmão Ozai assumiu seu lugar.
Azula é a princesa da Nação do Fogo, filha mais nova de Ozai e irmã de Zuko. É uma pessoa de personalidade difícil, extremamente inteligente, manipuladora e cruel, além de ser uma das melhores Dobradoras de Fogo. Ela é muito fiel ao seu pai e conseguiu muitas vitórias contra o Reino da Terra. Ela também começou a perseguir Aang, com a ajuda de suas duas amigas, Mai e Ty Lee. A jovem, entretanto, tem um grande medo de ser abandonada por aqueles que a cercam. Por isso, mantém as pessoas perto dela pelo medo. Tem a cabeça feita e tem certeza que sua própria mãe , desaparecida há anos, a considera um monstro.





Para saber mais: Mundo Avatar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...